Reciclagem de papel
Reciclagem de papel
Reciclar papel é uma boa maneira de tentarmos minimizar os problemas ambientais causados pela sua fabricação em escala industrial, de evitar o desperdício, e de reduzir a necessidade de derrubar mais árvores, para fazer mais papel. Além disso, o preço para se desfazer do lixo é alto, como também é enorme o custo de manutenção de lixões.
O papel reciclado é produzido aproveitando-se o papel já utilizado. Poupando árvores e reduzindo a poluição, é possível produzir papel reciclado em grande quantidade, desde que se faça a coleta seletiva, separando o papel dos demais tipos de lixo.
Papel reciclado pode ser produzido artesanalmente
Hoje em dia, muitos artesãos trabalham produzindo papel reciclado em oficinas caseiras. Eles reciclam papéis de forma a obter tipos diferentes, e até personalizados. Fazem também objetos decorativos e úteis.
Como reciclar papel:
Material necessário
· Liquidificador
· Rolo de macarrão ou garrafa de vidro
· Peneira circular de 20 centímetros de diâmetro
· Bacia na qual caiba a peneira
· Pedaço de madeira lisa
· 1 litro de água
· 8 colheres de sopa de amido
· 20 a 30 folhas de folhas usadas ou revistas
Modo de fazer
1. Rasgue as folhas de papel em pedaços bem pequenos.
2. Coloque no liquidificador o papel picado, água e amido de milho, batendo por 2 minutos.
3. Após desligar o liquidificador, verifique se o conteúdo tem a aparência de uma massa pastosa. Caso a massa formada esteja muito líquida, colocar mais papel picado e amido de milho e bater novamente a mistura. Despeje a mistura na bacia somente quando ela estiver bem pastosa.
4. Mergulhe a peneira nessa mistura de modo que parte dela forme uma camada na peneira.
5. Retire a peneira com a mistura.
6. Deixe secar ao sol. Antes que a massa seque totalmente, retire-a da peneira e coloque-a sobre um pedaço de madeira bem liso.
7. Estique a massa com um rolo de macarrão, deixando-a bem fina. Não havendo um rolo de macarrão, use uma garrafa de vidro. Tome cuidados para que a garrafa não quebre em suas mãos.
8. Coloque a mistura bem esticada de novo ao sol, para secar totalmente. Quando a massa esticada estiver bem seca, ela se soltará da tábua. Obtemos dessa forma uma folha de papel reciclado.