Operação contra tráfico de drogas é realizada na Grande Vitória

02-09-2011 13:46

Polícia Militar e Ministério Público trabalham na Operação Zebulon.
O principal bairro é a Ilha do Príncipe, no Centro de Vitória.

Mais de 40 mandados de prisão, busca e apreensão estão sendo cumpridos na manhã desta sexta-feira (2), na Grande Vitória. A Polícia Militar e o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) trabalham juntos na Operação Zebulon, com objetivo de desarticular quadrilhas de traficantes envolvidos com o tráfico de drogas e homicídios.

A Operação Zebulon começou às 6h e é uma continuação de uma ação realizada em dezembro de 2010. De acordo com o tenente coronel da Polícia Militar, Andrey Rodrigues, o principal bairro é a Ilha do Princípe, no Centro de Vitória, considerada como a maior cracolândia do estado. "Esse bairro é a entrada principal para a capital e é daqui que parte o tráfico de drogas", disse o tenente coronel.

Mais de 150 policiais do Batalhão de Missões Especiais (BME), Grupo de Apoio Operacional (GAO) e da Ronda Tática Motorizadas (Rotam) participam da ação. Os moradores foram surpreendidos logo cedo. De acordo com a polícia, não houve troca de tiros. A Ilha do Príncipe ficou totalmente fechada para o cumprimento dos 44 mandados. Ninguém podia entrar no bairro e muitos moradores ficaram assustados.

Chefe do tráfico é preso
Um homem de 20 anos, considerado pela polícia como chefe do tráfico de drogas da Ilha do Príncipe, foi preso. "Esse rapaz é quem decide qem vive e quem morre por aqui", disse o promotor de justiça do Ministério Público, Sérgio Alves Pereira.  Uma universitária de 26 anos, que está no último período do curso de Recursos Humanos, também foi detida. Na casa dela, uma escopeta calibre 12 foi encontrada. A polícia acredita que os dois comandavam o tráfico de drogas na região.

Até as 9h desta sexta-feira (2), mais de sete pessoas foram detidas, além de armas e drogas apreendidas. "Infelizmente, 90% dos homicídios que acontecem no Espírito Santo tem envolvimento com o tráfico de drogas e utilizam armas de fogo que estão nas mãos das pessoas erradas", disse o tenente coronel da Polícia Militar Andrey Rodrigues.

Bairro República, Santo André e Vila Rubim, em Vitória, também são alvos da operação, além do bairro Boa Vista, em Vila Velha, Colina da Serra, no município da Serra, e Porto Santana, em Cariacica.

2010
Em 2010, a operação batizada de “Zebulon” foi dividida inicialmente em dois objetivos: repressão policial ao tráfico de drogas, com a prisão de indivíduos previamente identificados realizando a comercialização de entorpecentes, além do encaminhamento dos usuários à autoridade policial para a lavratura de termo circunstanciado.

Fonte: globo.com